Estilo de vidaDicas

História do Carnaval do Rio e as  origens do carnaval mais famoso do mundo

O Carnaval é uma das épocas do ano que o Brasil recebe mais turistas, principalmente nas cidades onde o carnaval é uma das tradições mais fortes, como Rio, Salvador, Olinda e entre outras cidades Brasileiras. Há carnaval para todos os gostos, mas sem dúvida o carnaval do Rio está em primeiro lugar, seja o da avenida ou o de rua é uma das festas mais lindas a céu aberto do mundo.

Como todos sabemos, o Carnaval sempre foi uma forma de celebração de massa ao longo dos séculos, desde os gregos até os romanos, cada um à sua maneira homenageou e celebrou esse período da melhor maneira possível.

As origens do Carnaval do Rio

O termo carnaval deriva do latim “carnem levare” e significa o costume que existia e ainda existe de abrir mão do consumo de carne durante esse período. Embora se pense que o Carnaval em geral tenha sido influenciado pelos festivais gregos em homenagem ao deus do vinho e pelos romanos, com as Saturnais , durante as quais os homens eram livres para passar um dia de folia, embebedando-se e festejando juntos, ricos e pobres, sem qualquer preconceito.

De onde vem o Carnaval do Rio?

Acredita-se que a maior celebração de carnaval do mundo tenha origem em um festival português chamado Entrudo, que foi trazido ao Brasil pelos primeiros colonos portugueses no início de 1600 e, com o tempo, se tornou o que chamamos de carnaval hoje.

Influência africana no Carnaval do Rio

Os portugueses trouxeram muitos escravos da África para o Brasil e é por isso que o carnaval brasileiro tem em si muitas influências da África. Tanto é que os primeiros colonizadores africanos costumavam usar fantasias feitas de ossos, penas e ossos durante suas danças e celebrações tradicionais, algo que permanece até hoje nos trajes típicos do Carnaval do Rio.

A introdução do Samba

O samba teve origem na África Ocidental e em Angola e foi introduzido no Brasil pelos escravos.

Com a abolição da escravatura, muitos desses ex-escravos se mudaram para o sul do país e criaram muitas escolas e centros de samba e dança.

O crescente interesse por essa dança contribuiu para o surgimento de associações e clubes de sambistas, o que levou à formação das primeiras escolas e ao primeiro desfile oficial de escolas de samba, realizado em 1932.

Hoje, cada escola de samba tem por trás grandes organizações que lembram empresas e se tornaram a verdadeira alma das comemorações do Carnaval do Rio.

Sambódromo

Até 1984, a casa do carnaval mais famoso do mundo era uma das ruas mais antigas do Rio de Janeiro, a Avenida Marquês de Sapucaí.

Mas a crescente importância do festival para o carnaval da cidade e o crescente número de adeptos do festival vindos do mundo inteiro contribuíram para a construção de estruturas especiais, que formaram o moderno sambódromo.

Samba e dois de seus referentes

O samba, além de ser uma música para acompanhar os desfiles de Carnaval, tornou-se uma verdadeira forma de expressão do povo, dentre duas grandes referências de movimentos importantes para a música brasileira e sua cultura, que tem certo vínculo com carnaval e a luta por liberdade de expressão estão Chico Buarque e Caetano Veloso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo